APRESENTAÇÃO E PROGRAMAÇÃO - Simpósio XXII

Apresentação

Apresentamos os Anais do XXII Simpósio da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, realizado entre os dias 14 e 18 de setembro de 2015, na Faculdade de Educação – UFG, Goiânia, e que debateu o tema Ciencia e Formação: Utopias e Desencantos. Mais que textos prontos e acabados, esses Anais reúne caminhos, experiências, vivências, que denunciam adesões, recusas e, porque não dizer, utopias e desencantos de educadores-pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes estados brasileiros que atuam nas redes pública e privada de ensino. Os debates e as exposições das pesquisas, entre outras atividades, envolveram um número significativo de participantes, consolidando nosso simpósio como um dos maiores eventos científicos realizados em Goiás no campo da educação.

De várias formas e por caminhos diversos, os fundamentos da educação, das ciências, das artes, da filosofia, da política e da ética são colocados em questão nos textos aqui presentes que, apesar da diversidade de abordagens, pararecem apontar para um certo mal estar, uma certa suspeita em relação à racionalidade científica e à instrumentalização da razão numa busca obcecada por eficiência e produtividade que muitas vezes sacrificam o humano e transformam nossas utopias de educadores e formadores em desencanto. Nesse sentido, acreditamos que o tema Ciência e Formação: Utopias e Desencantos serviu de motivação para a elaboração dos textos aqui publicados, além é claro de ter propiciado um espaços de discussão e interlocução entre a Psicologia e a Pedagogia. Nesse sentido, um de nossos objetivos principais foi envolver professores e alunos de ambas as áreas num debate acadêmico qualificadoe que resultou nos textos que constituem esses anais.

Este ano, o quadro de programação do evento contou com a apresentação de 4 conferências, 4 mesas redondas, 27 Simpósios temáticos, 19 minicursos, 157 comunicações e 18 pôsteres. Para publicação nos Anais foram selecionadas as propostas de Simpósioso temáticos e minicurso, além das comunicações e pôsteres que foram efetivamente apresentados durante o evento. As Comunicações foram publicadas logo após a apresentação da proposta do Simpósio Temático dentro do qual estavam inseridas. Os Minicursos e os Pôsteres foram organizados e publicados conforme os eixos temáticos no qual estavam inseridos.

Esperamos que esses Anais possam, não apenas contribuir com a preservação da memória de nosso Simpósio, mas que sirva de instrumento de pesquisa, aprendizado e formação para pedagogos, psicólogos e demais profissionas das diversas áreas do conhecimento aqui contempladas. Que os textos aqui presentes sejam lidos, não como obras prontas, acabadas, mas como caminhos que os autores nos apontam, perspectivas por onde podemos vislumbrar o quanto de utopia e desencanto cada um ainda traz consigo no enfrentamento dos desafios que se colocam ao educador em tempos de indigência.

Dia 14/09/2015 (Segunda - Feira)

08h - 12h – Trabalho interno - Credenciamento

13h30min. - 18h. – Credenciamento

19:00 às 19:30 - Abertura Oficial

19:00 às 19:30 – Apresentação Associação Pestallozzi de Goiânia

Local: Aud. FE

20:00 - Homenagem aos exprofessores da FE

Dia 15/09/2015 (Terça - Feira)

Performance

Nietzsche: um estudo em performance com Marcus Maria - Local: Auditorio FE

Conferência

Ciência e Formação: Utopias e Desencantos

Dr. Marcos Del Roio (UNESP)

Mesa Redonda I

Ciências Humanas e gênero: Utopias e Desencantos.

Dr. Benedito Medrado Dantas (UFPE)

Dra. Marcia dos Santos Macedo (UFBA)

Coordenação: Dra. Eliane Gonçalves (UFG)

19:30 - Conferência

Psicanálise e Cultura: Utopias e Desencantos.

Dr. Christian Dunker (USP)

21:00 - Noite de autógrafos do livro de Dunker Local: Livraria da FE-UFG

Dia 16/09/20153 (Quarta – Feira)

Mesa Redonda II

Servidão Voluntária e Política: de La Boétie aos dias atuais

Dra. Lêda Gonçalves de Freitas (UCB/DF)

Dra. Ana Lucia Sousa (UFRR)

Coord: Dr. Emílio Facas (UFG)

Simpósios Temáticos

18:00 – 19:30 - Quinteto Metais do Cerrado

Local: Auditório FE

Mesa Redonda III

Universidade e Pesquisa naSociedade Contemporânea.

Dr. João Ferreira de Oliveira (UFG)

Dr. Fernando Lacerda Júnior (UFG)

Coordenação: Dr. José Paulo Pietrafesa

Dia 17/09/2015 (Quinta – Feira )