Apresentação - XIX Simpósio

Dados do projeto e do proponente

 Título do Projeto: XIX SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG

 

Tema: CONHECIMENTO E MODERNIDADE: Velhos e novos desafios

 Data do Simpósio: 09 a 13/11/2010

Coordenadora do Projeto: Maria Augusta Peixoto Mundim e Juliana de Castro Chaves

Instituição Promotora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

 

O Simpósio de Estudos e Pesquisas é o principal evento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Iniciou-se em 1991 e, hoje, atinge âmbito nacional, superando a média de 1000 inscritos. Consolidou-se como um espaço efetivo e abrangente de apresentação e discussão de estudos e pesquisas nas Ciências Humanas, com destaque para a educação e a psicologia. 

Partindo de temas/objetos emblemáticos que desafiam a análise científica atual, o XIX Simpósio propõe debater em que condições se produz, se organiza e se transmiteo conhecimento na modernidade, as quais são indissociáveis do problema das relações de dominação hoje instituídas. Seria a modernidade um projeto inacabado, cuja realização depende do resgate de alguns princípios iluministas que nortearam a idéia de emancipação humana? Qual seria então o papel do conhecimento frente às transformações políticas-econômicas?

Octavio Ianni (2005), problematizando os horizontes do pensamento, afirma que em fins do século XX, a realidade social global abre problemas científicos para os quais as categorias e interpretações disponíveis parecem insuficientes. Entretanto, lembra o autor que: “precisamente quando se imagina que o pensamento entrou na época da pós-modernidade, os desafios da sociedade global reabrem novas perspectivas para a modernidade” (p.180). Eis o contexto em que propomos a temática do XIX Simpósio da Faculdade de Educação: “Conhecimento e modernidade: novos e velhos desafios

Pretende-se expor e discutir as tendências de investigação que desde a passagem do século XIX para o século XX têm orientado a análise das relações entre indivíduo, sociedade e educação e seus projetos de formação humana considerando, especialmente, as tensões geradas pelas novas perspectivas de pesquisa que, num sentido amplo, situam-se no espectro da chamada pós-modernidade.

Objetivos

  • Debater em que condições o conhecimento se produz, se organiza e é transmitido na sociedade contemporânea de forma a problematizá-lo a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas;
     
  •  Analisar as transformações da sociedade contemporânea a partir do debate sobre o conhecimento, suas rupturas e continuidades na modernidade e suas implicações na formação de professores e profissionais da área da educação e da psicologia;
  •  Promover a socialização de experiências entre docentes e discentes da pós-graduação da área das Ciências Humanas e Sociais, profissionais da educação básica, educadores em geral e psicólogos;
     
  •  Problematizar os desafios do conhecimento na educação formal, no mundo do trabalho, na cultura, nas tecnologias e na arte.