Relatos | Título/Autor(es) | Formato .pdf |
Educação, trabalho e movimentos sociais |
RELATO DE TRABALHO CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR Carina Alexandrino da Silva Oliveira - IESA/UFG |
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO NAS ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS Ms. Elisabeth Maria de Fátima Borges - UEG/UCC/PRE Projeto de Extensão Educação do Campo |
|
APRENDIZAGEM POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO PELO TRABALHO Fernando Barcellos Razuck - UnB/CAPES/SEEDF Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck - UnB/SEED |
|
Cultura e processos educacionais |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A DISCIPLINA DE DIDÁTICA E PRÁTICA DO ENSINO MUSICAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA - HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR - ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS: NOVOS CAMINHOS EM CONSTANTES MODIFICAÇÕES Profa. Ms. Adriana Oliveira Aguiar - EMAC/UFG |
|
PROJETO PAZ NA ESCOLA Cristiane Roque de Almeida Laise Alves do Carmo Bispo Faculdade Alfredo Nasser Coordenação de Iniciação à Pesquisa e Extensão Programa de Assessoria Jurídica Popular Universitária - PAJUPU Grupo de estudo sobre Direitos Humanos e Cidadania |
|
A PESQUISA COMO EIXO NORTEADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DE ARIÈS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Adicélia Francisco Duarte Alves Daiane Diniz da Silva Gonçalves |
|
ESCOL@S EM REDE Cláudia Helena dos Santos Araújo Olira Saraiva Rodrigues Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Anápolis/GO Universidade Católica de Goiás |
|
IMAGENS TÉCNICAS: O VIDEOCLIPE COMO DEFLAGRADOR DE APRENDIZAGENS ARTÍSTICAS NO ENSINO MÉDIO Ms. Henrique Lima Assis - Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte”/Secretaria de Estado da Educação |
|
PLANTAS MEDICINAIS: FERRAMENTA PARA APROXIMAR SABERES POPULAR E CIENTÍFICO NO AMBIENTE ESCOLAR Danielle Regina de Ávila - ICB/UFG Francielle Amâncio Pereira - ICB/UFG Wildson Martins - ICB/UFG |
|
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI) Tadeu João Ribeiro Baptista - DEFD/UCG Alisson de Alcântara Itacarmabi - DEFD/UCG Elismeire Carlos Rabelo de Moura - DEFD/UCG Heveline Sousa Ribeiro - DEFD/UCG Ludimila Vilela Ribeiro - DEFD/UCG Thatiany Teixeira Batista Caves - DEFD/UCG |
|
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: ALTERNATIVAS À VIOLÊNCIA NA ESCOLA Silvio Antônio Bedin - Universidade de Passo Fundo – UPF Núcleo de Estudos Educação e a Gestão do Cuidado – PPGEDU/UFRGS |
|
ARTE-INCLUSÃO E PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN: RELATO DE EXPERIÊNCIA Viviane Cristina Drogomirecki - EMAC/UFG Edna Aparecida Costa Vieira - CEPABF Eliane Leão - EMAC/UFG |
|
ARTE E EDUCAÇÃO: DESENHANDO E PINTANDO O MUNDO – MEIO AMBIENTE Maria Luana Gomes Farias - UFT Denise Aquino Alves Martins - UFT |
|
O TEATRO COMO ABORDAGEM TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DO CAPS AD I GIRASSOL Shirley Macedo Gundim - CAPS ad i Girassol |
|
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO MÉDIO Profa. Dra. Viviane Neves Legnani - FE/UFG Lethícia Vargas Pereira - FE/UFG Lorena Souza Carvalho - FE/UFG Nathália Batista Gouveia - FE/UFG Nayara Guimarães Nogueira - FE/UFG Renata Gomes Uchoa - FE/UFG Talita Siqueira Fernandes - FE/UFG |
|
JOGOS: EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Renata Linhares - RME e FEF/UFG |
|
PROJETO ANDANÇAS: ESTUDO E MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Adriana da Castro Mendonça Edione Marques da Silveira Patrícia Lapot Costa Sandra Helena P. de Souza Reis Zaina de Oliveira Almeida Secretaria Municipal de Educação de Goiânia |
|
A DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM EXPRESSIVA Andréia Alves de Moraes Keila Márcia de Ferreira Macedo Cláudia Moraes Rezende Dayane de Jesus Gouveia Dayane Silva de Almeida Fellipe Santos Resende Flávio Ferreira Kelvyn Mendes Martins Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí |
|
O CINEMA COMO RECURSO DITÁTICO Fernanda Arantes Moreira - UFU Maria Vieira Silva - UFU Welson Barbosa Santos - UFU |
|
LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA Lílian Jussara Gomes Lima Moreira Mariana Mendes Rosa Grupo de Estudos e Pesquisas de Literatura Infantil (GEPELIN) – FE/UFG |
|
A OTP E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DA DANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Ladeane Dourado Oliveira Silvane Marques Mendes |
|
POR ENTRE A ARTE E A FILOSOFIA: UMA APRECIAÇÃO ESTÉTICO-FILOSÓFICA Ana Kelly Ferreira Souto Faculdade Sul-Americana Universidade Católica de Goiás - PPGE |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ÁLBUM DE ATIVIDADES Renata Mendes de Souza Tatiana Sasse Fabiano Ribeiro Faculdade de Educação – UFG |
|
O QUE APRENDEMOS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM ALUNAS(OS) DO ENSINO MÉDIO Mirian Vieira Teixeira - SEDUC/GO Eliane Cristina Soares Leobas - SEDUC/GO Núbia Vieira Teixeira |
|
DESPERTAR PARA A POESIA Tatianne Silva Santos Virote - Escola Poligonal |
|
Estado e políticas educacionais |
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA Lilliane Braga Arruda - UFG; GEPIED |
|
Formação e profissionalização docente |
O DOCENTE QUE ATUA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A TUTORIA NA UAB Durcelina Ereni Pimenta Arruda - UFF |
|
LABORATÓRIO DA NATUREZA: AS AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS Maria José Pereira de Oliveira Dias - FE/UFG Mônica Maria Lopes da Fonseca - FE/UFG |
|
COPEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BASES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA Tereza Raquel Alves Ferreira - FE/UFG |
|
O PORTFÓLIO COMO UMA METODOLOGIA DO DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA, A TEORIA E A REFLEXÃO Tereza Raquel Alves Ferreira - FE/UFG Elizabeth Figueiredo de Sá - FE/UFG |
|
O/A PROFESSOR/A DE INGLÊS E AS CARACTERÍSTICAS (OU SERIA MELHOR DIZER ‘O PREÇO’?) DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA Marco Túlio de Urzêda Freitas - FL/UFG |
|
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO Márcia Friedrich Deila Aires da Silva Toledo Anna Maria Canavarro Benite |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA: A EXPERIÊNCIA DO GTE DE CURRÍCULO Marcilene Pelegrine Gomes - Centro de Formação dos Profissionais da Educação/SME |
|
A CAMINHADA ECOLÓGICA ENQUANTO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA Laerson Pires Gonzaga - PPGE/FE; SME/GO |
|
A BUSCA DE UMA PRÁTICA DE ESCRITA SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA ESCRITA DE CARTAS Valquíria Lustosa Guimarães - FL/UFG |
|
O PROCESSO DE CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VIRTUAIS PARA EAD NO CONTEXTO DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO /UAB/UFSM Carlos G. M. Hoelzel - UFMS |
|
PET PEDPALMAS: ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, CULTURA E TRABALHO COLETIVO Rosilene Lagares - UFT Janete Schier Fontini - UFT Mirian Pinheiro da Conceição - UFT Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas |
|
O ADOLESCENTE E AS NOVAS PROBLEMÁTICAS ESCOLARES DA CONTEMPORANEIDADE: GANGS, DROGAS E BULLLYING Prof. Dra. Viviane Neves Legnani - FE/UFG Diego Torres Ramos Roberto de Lima - FE/UFG Fernanda Moraes Rocha - FE/UFG Rayana Ribeiro de Almeida - FE/UFG Patricia Grilli Figueiredo Alessandri - FE/UFG Tainá Dal Bosco Silva - FE/UFG |
|
O LUGAR DO PROFESSOR DE PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO Dra. Viviane Neves Legnani Dayanne Alves Pinheiro Juliana Carneiro Dallabrida Lígia Abreu Gomes Cruz Universidade Federal de Goiás |
|
FONTES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO EM GOIÁS: SUBSÍDIOS PARA ESTUDOS E PESQUISAS José Maria Moreira Lourenço - FE/UFG Samara de Oliveira Charaf Edine - FE/UFG Valdeniza Maria Lopes da Barra - FE/UFG Núcleo de Formação de Professores/NUFOP Grupo de Estudos e Pesquisas: História da Educação em Goiás no século XIX Financiamento: FAPEG |
|
A IMPLEMENTAÇÃO DO APOIO PEDAGÓGICO DOCENTE NUMA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GOIÂNIA Frederico Dourado Rodrigues Morais - PPGE/FE; SENAC/GO Ms. Eliane Magalhães Silva - SENAC/GO |
|
EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Leonardo Correia Santos de Oliveira - SME/GO |
|
A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO Pollyanna Ferreira de Oliveira - SME/Aparecida de Goiânia |
|
A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO À DISTÂNCIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE GOIÁS NA ATUALIDADE Ms. Eliton Pereira - Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/SEDUC-GO |
|
PROJETO INTRODUÇÃO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS Márcia Santos Anjo Reis - CAJ/UFG |
|
O TRATO COM O CONHECIMENTO NUMA LICENCIATURA COM MEIO SÉCULO DE ACÚMULO DE EXPERIÊNCIA Ademar Azevedo Soares Júnior - ESEFFEGO/UEG Paulo Roberto Veloso Ventura - ESEFFEGO/UEG Sergio de Almeida Moura - ESEFFEGO/UEG |
|
EDUCAÇÃO TUTORIAL E EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM PALMAS: LEITURA, LITERATURA, BRINQUEDOS Eliane Mittelstad Martins de Sousa - UFT Maria Luana Gomes Farias - UFT Nilde Cardoso de Oliveira - UFT Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas |
|
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Rosiris Pereira de Souza - CRECHE/UFG Daisy Maria Alves de Queiroz - CRECHE/UFG Adriana Maria Ramos Barbosa - CRECHE/UFG |
|
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES INDÍGENAS Wilson Luiz Lino de Souza - FEF/UFG Francisco Luiz de Marchi - FEF/UFG Tiago Onofre da Silva - CEPAE/UFG |
|
PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA Thais Tolentino - FE/UFG - Núcleo de Formação de Professores |
|
INDAGA’T COMO UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS E NECESSÁRIOS NA EDUCAÇÃO HOJE Lílian Ucker - FAV/UFG; Universidade de Barcelina/Espanha |
|
Psicologia e processos psicossociais |
PSICÓLOGO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO DE CRIANÇAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Cristiane Souza Borzuk - CAJ/UFG Letícia Machado Silvia - CAJ/UFG Lucas Rossato - CAJ/UFG Nayane Alves Ferreira - CAJ/UFG |
|